Não manter um funcionário-chave é uma proposição dispendiosa para qualquer organização. Várias estimativas sugerem que a perda de um gerente de nível médio na maioria das organizações, se traduz em uma perda de até cinco vezes seu salário. Isso pode ser pior para as empresas de BPO , onde novos talentos são intensamente treinados e empossados e , em seguida, mais preparados para as fases sucessivas .
Por que as pessoas se vão:
Em um setor como o BPO, o trabalho pode ser monótono e, muitas vezes, as oportunidades de crescimento profissional mínima. Então, quando as oportunidades acenam, não é surpreendente atroca de empresa. Pesquisas mostram que o trabalho noturno, melhorias salariais, incapacidade de lidar com vários tipos de stress, trabalho monótono, políticas da empresa , falta de crescimento na carreira e problemas com a chefia, são algumas das razões mais comuns listadas pelos funcionários de empresas do setor, como razões para sair do trabalho.
Como o ambiente é único, as empresas precisam desenvolver formas inovadoras para enfrentrar as insatisfações. O Departamento de Recursos Humanos devem abordar estas questões, e, juntamente com a alta gestão desenvolver estratégias para manter os empregados em todos os níveis.
No momento do recrutamento:
• Selecionar as pessoas certas através de um rastreio de competência.
• utilização de testes psicométricos para as pessoas que podem trabalhar à noite e lidar com a monotonia.
• Oferecer um atrativo e competitivo , um pacote de benefícios .
• Declaração clara do desempenho vinculado a incentivos e outros benefícios. Manter essas promessas, mais tarde.
• Criação de bases e escritórios em cidades menores, ou recrutar de lá , onde as oportunidades são poucas.
Na Operação:
• As tarefas devem ser comunicadas ao funcionário de forma clara e completa. Os detalhes do trabalho , a sua importância , a forma como isso deve ser feito , o tempo máximo que pode ser alocado para completá-lo , etc , devem ser esclarecidos e, eventuais mudanças, previamente comunicadas.
• Dar as ferramentas necessárias aos trabalhadores , tempo e treinamento. O empregado deve ter as ferramentas , o tempo e o treinamento necessário para fazer bem o seu trabalho - ou eles vão passar para uma empresa que lhes proporcione esse ambiente .
• Ter uma pessoa para conversar com cada funcionário em intervalos regulares. Ouvir e solucionar queixas e problemas dos trabalhadores , tanto quanto possível. Equidade e tratamento imparcial é importante. Ajude os funcionários a gerenciar o estress , tanto no trabalho e, se possível , fora do trabalho também. Dê-lhes concessões especiais , quando necessário. Tratar bem os funcionários e proporcionar a dignidade do trabalho.
• Conceder aos empregados um ambiente de trabalho livre de estress . As pessoas querem desfrutar do seu trabalho. Fazer o trabalho e local de trabalho alegre e divertido é possível.
• Certifique-se que os funcionários sabem que seu trabalho é importante para a organização. Sentir-se valorizado pelo empregador é fundamental para a motivação dos funcionários e moral alta . Reconheça suas forças e ajudá-los a melhorar aqueles que faltam.
• Os funcionários devem se sentir recompensados, reconhecidos e apreciados.
• Oferecer excelentes perspectivas de crescimento na carreira. Se não conseguir oportunidade de crescimento dentro da organização, eles vão procurar outro lugar.
• iniciativas de equilíbrio trabalho-vida são importantes. Políticas e práticas inovadoras relativas ao horário de trabalho, sistemas flexíveis, concessão de licença de urgência proporcionando saúde para a família são importantes para a maioria das pessoas . Essas políticas além de trazer impacto positivo sobre a retenção de funcionários qualificados , atrai recrutas de alto calibre.
A gestão eficaz dos recursos humanos deve ser praticada tanto no plano estratégico, quanto no dia- a-dia. As práticas de gestão de RH deve refletir a política da empresa quanto à forma como irá administrar e se relacionam com seus empregados. A estratégia de RH deve evoluir de um papel de suporte transacional para parceria na estratégia de negócio das organizações.
Ver artigo completo no: