Em conversa em almoço ontem aqui em São Paulo com o amigo Rakesh Vaidyanathan, Head do The Jay Group, consultoria especializada no relacionamento entre países emergentes, ele levantou um dado bastante relevante em relação ao potencial que se avizinha no tempo nas oportunidades de inserção do Brasil e Índia no contexto econômico mundial.
A avaliação dele do porque investir em infraestrutura e capacitação em outsourcing ser um bom negocio para próximos anos, está ligado aos seguintes fatos:
1. Crescimento econômico;
2. Falta de Mão de obra mundial ( ver slide abaixo);
3. Distribuição desproporcional de mão de obra nas geografias remotas ( Europa e Estados Unidos com Déficit e America Latina e India com superávit).
Desta forma, quem consegue arbitrar talento no mundo, vai ganhar dinheiro ! BPO é a plataforma para se fazer offshore!
Namaste e Oxalá! Quem viver verá, quem trabalhar aparecerá.
Tudo que se refere a India são assustadoras, sendo o segundo país mais populoso do mundo. Noticia bem interessante..
ResponderExcluirSem dúvida, Rita. A previsão, dada a ausencia de controle de natalidade, é que ela assuma a primeira posição populacional, em relação a China, já na próxima década. O importante é que governo, iniciativa privada e academia estão unidos preparando-se para capacitação e infraestrutura. Sugiro a leitura do post e arquivo publicado neste blog hoje: "Crescimento e Oportunidade: Referência para o Brasil até 2020. Apresenta relatório do Boston Consulting Group, CII e AIMA de como a ìndia enfrentará o desafio do crescimento.
ResponderExcluirBom Dia
ResponderExcluirSr Fischer
Podemos disser que a Índia esta crescendo exponencialmente em relação a população e também podemos disser que logo iram alcançar, melhor ultrapassar a China mas também deve-se ver que a evolução tecnológica na índia vem em passas largos. Diferente que no Brasil e o acesso a educação superior é maior que no Brasil.
Portanto acho que antes de investir e novos empregos, ou melhor, oportunidades de trabalho devemos investir na educação e qualificação de nossos funcionários.
Uma pergunta:
E suas empresas investir na qualificação de seus funcionários?
Nazk, Boa Tarde!
ResponderExcluirSua posição está perfeita. De fato, educação e preparação para oportunidades no contexto global é uma condição basilar, para não dizer a principal. O fato é que, para aproveitarmos a janela de oportunidade de outsourcing em offshoring essa educação tem que ser uma educação empresarial e focada para o atendimento de uma estrutura mercadológica demandante e potencial. Nesse aspecto o Brasil ainda peca bastante, haja vista que quando se fala em educação, os investimentos são resumidos aos de base alfabetizante e de primeiro grau. Experiencias de sucesso na índia e china, vão mais além. São verificadas regiões onde há concentração de determinada indústria exportadora (serviços ou comodities) e se constroi um sistema de ensino profissionalizante e tecnico num raio de 300 km para suportar o crescimento daquela industria. O investimento é de matriz pública e consorciada com a iniciativa privada, parte de uma política de crescimento do país no contexto mundial. Essa visão ainda não encontra eco na política educacional e de desenvolvimento economico do Brasil. O investimento nas empresas aqui na capacitação dos funcionários são mínimos, tendo em vista o mercado global demandante. As empresas investem em capacitação casuísita para antendimento de projetos específicos. Não há investimentos sólidos para montagem de base operacional de alto volume, o que gera um potencial intercambio de escala com empresas de outros paises emergentes, como India e China.