sexta-feira, 16 de julho de 2010

Outsourcing: pessoas e conhecimento direcionam o sucesso


Todos nós, com seres humanos, somos  muito diferentes dos "fatores de produção ". Por este motivo, somente podemos pensar organicamente a empresa,  o modelo de negócio, e como promover as adequaçoes necessárias para tornar-la mais competitiva e eficiente, se, antes de mais nada, compreendermos as pessoas e como elas funcionam , suas dificuldades, características, personalidades, problemas e assim por diante.

Esse desafio passa desapercebido na rotina. No cumprimento de metas, cronoramas, prazos, concorrencia, orçamentos, etc. o caráter humano da empresa de serviços cai num fluxo de ação mecanizado, parametrizado e padronizado que somente encontra razão de ser numa linha de produção industrial, não aplicável a outsouring providers.

Em entrevista para a Tompeters.com, Robert Waterman, trata temas nessa linha e como manter a excelência através do gerenciamento de equipes, colocando pessoas em primeiro lugar. Aliás, sob esse tema específico, publicou o livro What America does right - Learning from companies that put people first.

Na mesma linha também publicou O Fator Renovação, um livro sobre a manutenção de excelência (NYTimes bestseller),  Adhocracia : o poder de mudar, obra que foca no gerenciamento de equipes.

McKinsey avalia o potencial de offshoring Brasileiro

Além da infraestrutura de Telecomunicação e a maturidade do mercado de TIC, a estabilidade da moeda e o tamanho do mercado interno são destaque positivos.
Problema continua sendo mão de obra e inflexibilidade das leis trabalhistas. Dos 180 milhoes de brasileiros estima-se que apenas uma faixa entre 8% e 13% dos profissionais de nível superior estejam capacitados para assumir cargos nesse setor, segundo as multinacionais avaliadas.

Inovação em gestão de processos de saúde


O link com matéria abaixo detalha como o  caminho da competitividade no mercado de Saúde passa, invariavelmente, pela inovação no modelo de gestão dos processos. Sejam eles de governança, de gestão da informação ou da cadeia logística.

http://www.leitor.com.br/adm/ver_link_tci.asp?veiculo=Jornal%20do%20Commércio%20-%20Rio%20de%20Janeiro/RJ&data=14/7/2010&edi=Opinião&pag=A-13&qtd=1&class=4176&img=..//clientes/TCI/h100714_156a.jpg

BPO: Uma análise setorial objetiva

Uma questão que se impõe cotidianamente nos fóruns empresariais é a qualificação dos itens de serviços de outsourcing que compõem uma plataforma integrada, base de uma oferta de BPO (Business Process Outsourcing).
Questões como: O que é Outsourcing? Como está estruturada a cadeia produtiva? Quais os Riscos e benefícios do setor são temas que há muito se debate e, nos últimos anos, as incertezas diminuídas. Ocorre que a área de penumbra retorna fortemente com o cenário imposto pela necessidade da inovação dos modelos de negócios e novas formas de precificação e entrega de serviços por parte dos provedores globais de ousourcing.
Com esse panorama, temos uma leitura indicativa neste documento que se trata de uma análise setorial sobre o mercado de Outsourcing com atenção especial ao BPO. Neste ensaio, Marilia Ometto Seiffert , Gerente de Expansão de Negócios da TCI, apresenta, além de um overview sobre o background do mercado de outsourcing no Brasil e no mundo, os fatores macroeconômicos que influenciam o setor e a evolução deste para um modelo mais complexo definido como BPO.
Em relação ao BPO o ensaio ainda apresenta a evolução deste mercado, lógica de custos de produção, sazonalidade e indicadores do setor, além dos maiores players globais.