terça-feira, 4 de outubro de 2011

Harvard: O Brasil como potência emergente | Brasil no mundo

Em recente evento no Centro David Rockefeller de Estudos Latino-Americanos na Universidade de Harvard em Boston, o diplomata Marcos Troyjo apresentou ao meio acadêmico e empresarial dos Estados Unidos as potencialidades e novos movimentos estratégicos do Brasil no mundo. O Blog Brasil no Mundo teve uma entrevista exclusiva com o diplomata que apresentou suas principais questões e visões estratégicas do Brasil como potência. Marcos Troyjo é diretor presidente do Centro de Diplomacia Empresarial e co-Diretor do BRICLab da Columbia University, pesquisar do Universidade Paris-Descartes (Sorbonne) e é autor de Nação Comerciante, Poder e Prosperidade no Século XXI.

1) Como os grandes países emergentes estão se preparando para a nova economia política global?
A idéia de "BRICs" (conjunto de nações emergentes que congrega Brasil, Rússia Índia e China) como categoria válida para a análise do presente e futuro das relações internacionais é um "conceito-em-construção". O sucesso de cada um desses países na economia política do século XXI resultará essencialmente de 4 perguntas que países candidatos a potência internacional têm de responder: (i) Qual é seu projeto nacional? (ii) Como perseguirá seus objetivos num mundo interdependente e conflituoso? (iii) Como está se preparando para a economia digital do conhecimento? e (iv) Que sacrifícios está disposto a fazer?
Os BRICs, se quiserem ademais atuar como grupo, em coesão que permita somar forças e assim influenciar em maior medida as relações internacionais, terão de tornar-se mais do que apenas nações que compartilham dimensões geográficas e estatísticas econômicas e sociais semelhantes – grande território, grande população, grande economia, grande potencial para desempenhar papéis construtivos ou fragmentários em suas regiões geopolíticas e na economia global, Será fundamental construir visões e ações articuladas na busca de seus interesses e acerca do entendimento de como o mundo deve funcionar. É também fundamental estabelecer instâncias regulares e formais que congreguem líderes empresariais, porta-vozes da sociedade civil e autoridades governamentais na formulação de agendas comuns.

2) Não se está colocando muita ênfase na coesão dos BRIC?
Vale enfatizar que (ao menos até agora) os BRICs não são uma organização internacional. Não são, tampouco, um bloco econômico com modalidades de livre-comércio. Não são, muito menos, plataforma para construção de consensos quanto a itens da agenda internacional como direitos humanos, meio ambiente paz e segurança internacionais regras para o comércio internacional, atuação conjunto na ONU ou OMC, etc.

3) Quais parâmetros guiarão as escolhas dos BRICs?
Os BRICs têm de saber o que querem para seus países, para suas elites, o que querem do mundo e para o mundo. Portanto, é preciso questionar se os BRICs têm um projeto de poder, um projeto de prosperidade e um projeto de prestígio.

4)       Qual deve ser o comparativo entre as motivações e capacidades de cada BRIC para o cenário internacional?
A China deseja ser rica e daí poderosa. Ela seguramente tem um projeto de prosperidade em vigor já há mais de 30 anos. Isso contribui para o incremento de seu prestígio e poder. Sua performance no campo dos chamados "novos" itens da agenda internacional (diretos humanos, meio ambiente, etc.) é das mais sofríveis. A China continuará a ser a planta de manufatura industrial do mundo ainda por muitos anos. O investimento na China será motivado essencialmente pela criação de infra estrutura local voltada ao comércio em terceiros países.
Já a Índia deseja ser poderosa e daí ter prestígio. O diferencial competitivo tem vindo da baixa remuneração do fator trabalho (salários) em determinados setores (têxteis, outsourcing, tecnologias da Informação). Não possui nenhum projeto articulado de prosperidade. O investimento continuará a vir de empresas que desejam reduzir seus custos salariais e de produção mediante a "offshorização" de suas operações. O investimento será vigoroso em áreas de valor agregado como a indústria química, software e outros segmentos relacionados às TIs, mas em escala insuficiente para fazer um "boom" que perpasse toda sua estrutura socioeconômica de castas. Ademais, os mercados de capitais ainda são pouco significativos.
A Rússia,quer poder, prosperidade e prestígio, mas não sabe como chegar lá. Às vezes, ainda fala como se fosse uma superpotência. A população de cientistas é imensa. A Europeização da Rússia irá representar uma tensão entre conflito e cooperação com países de seu entorno que acabará por produzir efeitos positivos para a Moscou. No instante em que a economia européia estiver reequilibrada, o investimento da União Européia fluirá fortemente a Rússia, pois é a última fronteira da Europa. A credibilidade do mercado de capitais e das instituições é ainda bastante frágil e vai demorar anos para tornar-se sólida. O investimento doméstico e internacional estará focado principalmente em infraestrutura e indústrias de capital intensivo.

5) E o Brasil?
O Brasil se insere numa atmosfera de incerteza quanto à economia global. Tal cenário pode implicar significativa estiagem internacional de capitais. A dependência que hoje nosso perfil econômico externo mantém com a China é por demais arriscada. É com este ambiente externo que devemos dar sentido prático à continuada expansão da economia brasileira e o resgate da dívida social. Será preciso aliar esforços de governo e sociedade na construção de um projeto para os próximos 25 anos. Este projeto tem de conjugar aquilo que as empresas brasileiras vêm fazendo de melhor em termos de mercado global e uma visão estratégica de como devemos nos inserir na geoeconomia do século XXI.

6) Por que afirma que o Brasil precisa de um "business grade"? Há modelos de negócios brasileiros a seguir?
Hoje, apesar da "neocrise" de 2011, ainda há uma espécie de "espiral de otimismo" que envolve o Brasil. Muitos mostram-se impressionados com a resiliência e criatividade de algumas empresas brasileiras.  O estudo da evolução dessas empresas (Alpargatas, Marcopolo, Embraer, Petrobras, Vale, Fogo de Chão, BOVESPA, Natura) ao longo dos últimos 15 anos nos faz concluir que, em graus e aplicações diferentes, podem ser identificadas 3 características que ajudam a mapear o DNA do sucesso dessas corporações.
A primeira dessas características é o que poderíamos chamar de "auto-destruição criativa". São empresas que entenderam a dinâmica radical de aparecimento e transformação de tecnologias e de como isso afeta seu negócio. A Alpargatas deixou de ser uma empresa de calçados para tornar-se uma empresa de design & branding. Há 20 anos, as Havaianas eram produto para as classes D e E. Seu principal atrativo era "não deformar, não ter cheiro e não soltar as tiras". Hoje, com design apurado e marketing de primeira linha, as Havaianas ostentam loja-conceito no bairro de Saint-Germain-des-Près, em Paris, e adornam os pés de Nicole Kidman ou Carla Bruni.A Petrobras está deixando de ser uma empresa de petróleo para tornar-se uma corporação de múltiplas fontes de energia, com presença importante em biocombustíveis e geradores eólicos e fotovoltaicos. A Vale não é mais apenas uma gigante da mineração, mas da logística, e assim por diante.
São empresas que também se tornaram verdadeiros "Hubs de Conhecimento". Corporações que promovem maciços investimentos em educação empresarial e até mesmo universidades corporativas. Apostaram no pagamento de MBAs a seus executivos e em Mestrados e Doutorados para a ponta técnica e especializada. É comum também o envio de seus principais executivos e pessoal temático a mecas acadêmicas como INSEAD, IE, London Business School, Harvard, MIT.
Outro traço distintivo dessas campeãs brasileiras é o seu conservadorismo financeiro. Em meio à sedução de derivativos e IPOs intempestivos, trabalharam duro para tornar a operação em-si, e não milagrosas fontes externas, sua principal base de financiamento.
A última característica dessas empresas é que, sem abandonar o presente, já se encontram com olhos voltados para o futuro. E o amanhã para elas é movido por 3 condutores: internacionalização, capital humano e planejamento de longo prazo. Elas escolheram o caminho da internacionalização seja através do modelo de "empresa-comerciante" (turbinando exportações e importações) ou do modelo de "empresa-rede" (espraiando a rede de produção e distribuição por todo o mundo, sempre visando ao menor custo e máximo retorno). Utilizam seu valioso capital humano para moldar o futuro. A Petrobras hoje tem planos diretores que chegam até mesmo ao ano de 2030. Ou seja, já conquistamos o investment grade. Agora é partir para o business grade.

7) Para o Brasil, quais devem ser os pilares de uma nova competitividade externa?
O papel a ser desempenhado pelo Estado é central. É dizer, o Governo é parte da solução e parte do problema. A opção pelo mercado interno por parte do Brasil tem sido cantada em prosa e verso como a grande responsável pela maneira quase incólume com que o País passou pela crise deflagrada em setembro de 2008. Isso leva alguns a concluírem que é um erro a internacionalização da economia brasileira. Que não importa a pequena ênfase que o Brasil confere à conquista de mercados externos. Ora, nada mais errado. A China também atravessou a crise de cabeça erguida, e ostenta 60% de seu PIB relacionado ao comércio exterior.
Muitos acreditam que a baixa participação do Brasil no comércio mundial (menos de 1% de tudo que se compra e vende no mundo) e do comércio exterior no Brasil (apenas cerca de 17% do PIB) é fruto do protecionismo dos países mais ricos. No entanto, há questões prévias, ainda mais importantes que o resultado dessas negociações. Por exemplo: o  Brasil quer fazer do comércio exterior sua principal via de inserção na economia global? Será que desejamos que o comércio exterior se torne nossa ferramenta privilegiada para a construção de poupança nacional e de recursos para investir? Temos portanto que substituir noções simplistas, como a idéia de que "o mercado mundial pode ser interessante para o Brasil se barreiras protecionistas forem eliminadas", por questões como "qual nossa estratégia de promoção comercial mesmo num mundo protecionista?"
As lições da história econômica das últimas décadas ensinam claramente que aqueles países que buscaram a internacionalização tiveram mais êxito do que os atrelados dogmaticamente a seu mercado interno. Cabe ao Brasil aprender essa lição. Para esse objetivo, além das reformas trabalhista, previdenciária e tributária, há um "quarteto" de prioridades: (i) a facilitação da legislação interna para abertura de empresas de vocação exportadora; (ii) ênfase nos aspectos logísticos de projetos a serem contemplados pelas PPPs (parcerias público-privadas); (iii) formação de recursos humanos especializados, no âmbito do setor privado, para a promoção comercial no exterior e a atração de IEDs (investimentos estrangeiros diretos), e (iv) fortalecimento da presença das micro e pequenas empresa mediante consórcios exportadores. Eis os primeiros, e elementares, passos rumo a uma nova inserção externa.

Qual então sua visão prospectiva para o Brasil?
O Brasil ainda está em busca de um projeto articulado de poder ou prosperidade. Sua visão estratégica é mais geopolítica que geo-econômica.  Sua idéia de prestígio está entrelaçada principalmente com o fortalecimento da ONU e a construção de uma Comunidade Sul-Americana de Nações, bem como a cooperação Sul-Sul, mas com pouca margem para além das "boas intenções" e relações "equilibradas". Tentativas levadas a cabo pelo Brasil de construir relações estratégicas, como a China ou a França, são unilaterais na maioria das vezes.
A nova posição do Brasil nas relações internacionais virá de êxitos em setores específicos (agroenergia, mineração, perfuração e extração de petróleo offshore, aviões, conglomerados bancários gigantes e os efeitos multiplicadores para a indústria de serviços do investimento em infraestrutura). E, em grande medida, pelo novo status de potência petrolífera viabilizado pelas descobertas do pré-sal. Eis a grande janela de oportunidade, associada à economia da criatividade, para fazer as reformas internas, subir o investimento em P&D para 2% do PIB e internacionalizarmos a marca 'Brasil'. Assim, o País estaria inserido de forma definitiva no quadro das nações mais dinâmicas, prósperas e influentes do século XXI.
*Palestra co-patrocinada pelo David Rockfeller Center for Latin America Studies, Harvard-MIT Workshop on the Political Economy of Development in Brazil, e  Sustainability Science Program, Harvard Kennedy School-HKS


About Fábio Pereira Ribeiro
é especialista em finanças, inteligência estratégica e política internacional. É diretor de Marketing e Novos Negócios da Strong Educacional Esags FGV, professor da UNIBR.
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http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/brasil-no-mundo/2011/10/03/harvard-o-brasil-como-potencia-emergente/

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TCI BPO joins hands with PL Engineering, forms PLE-TCI Engineering

[logo]​​
TCI BPO joins hands with PL Engineering, forms PLE-TCI Engineering
 
Date: TCI BPO, market leaders in Business Process Outsourcing, today signed a joint venture with PL Engineering, a Punj Lloyd company, to offer the best of engineering and outsourcing industry. The joint venture was facilitated through TCI KPO, a fully owned subsidiary of TCI BPO.
 
This association syndicates TCI’s knowledge in outsourcing projects and PL Engineering’s capability and experience in complex engineering projects, especially in oil & gas, infrastructure, energy and petrochemicals segment.
 
Commenting on this momentous occasion, Ewaldo Del Valle, CEO of PLE-TCI Engineering, said, "Training of labor and supporting the domestics market is a major impetus for us. We will invest in building up the skill set in the domestic workforce and will create a distinct Brazilian company, fully structured to assist regional and overseas operations”.
 
The use of technical know-how, intellectual property and software docked in the company will assist training and development of local workforce in Brazil. The taskforce with enhanced skill set will support the growth of international operations and already existing EPC businesses in other countries.
 
“PLE-TCI Engineering already has a highly specialized team with extensive industry experience. The intensive exchange of knowledge between the two countries through the presence of our Indian engineers training here in Brazil and our Brazilian engineers at the base, operational in India, will further fillip the skills set”, added Mr. Valle.
 
With this maiden KPO project in Brazil, PLE-TCI Engineering has marked its entry in Latin America to provide services for outsourcing of engineering. The company will work with an office in Brazil and India each, building a platform for exchange of knowledge and transactions between the two countries working in a fully integrated manner.
 
About TCI BPO

TCI BPO is a 100% Brazilian company that offers its customers complete solutions for outsourcing of business processes, which result in an increase in quality and cost reduction by means of improvement in the operations that do not comprise the focus of its core business. In the Country, it is the only company with national coverage with infrastructure for electronic management of documents, information technology, logistics, back-office for the area of health and human resources in an integrated way. : http://www.youtube.com/watch?v=e-4iHH25V_8 ou http://www.tcibpo.com/

 
 
About PL Engineering

PL Engineering, Punj Lloyd Group Company, provides a full-spectrum of design and engineering services in the oil & gas, chemical & petrochemical, power and infrastructure sectors. Design and engineering capabilities cover all the stages of the product and project life-cycle starting from concept design to commissioning. Services include feasibility studies, front end design, detail design, analysis and stimulation. In 2010, PL Engineering raised capital from Fidelity Growth Partners India (FGPI), the private equity arm of Fidelity International focused on growth capital investing across sectors. This investment is an endorsement of PLE’s impressive track record and growth potential.

The company currently has 800 employees across delivery centers in Gurgaon, Hyderabad and Abu Dhabi working in a global work share environment, enabled by state-of-the-art IT infrastructure. Over the last few years the company has aggressively built up its client base, which includes global companies across North America, Europe, Middle East and India. The senior management team has deep expertise in scaling up outsourcing businesses and in the energy vertical with previous experience in leading firms like Genpact, Bechtel, L&T and EIL. Further information is available on www.ple.co.in

About Punj Lloyd

Punj Lloyd (BSE SCRIP ID: PUNJLLOYD, NSE SYMBOL: PUNJLLOYD) The Punj Lloyd Group is a diversified international conglomerate offering EPC services in Energy and Infrastructure along with engineering and manufacturing capabilities in the Defence sector. Known for its capabilities in delivering mega projects “ontime,” thereby ensuring repeat customers, the Group possesses a rich experience of successfully delivered projects across the globe, while maintaining the highest standards of health, safety, environment and quality (HSEQ). Further information about the Group is available at www.punjlloydgroup.com

 

For more details, please contact:

RMA Comunicação - RMA Communication
Júlia Berwerth (julia.berwerth@rmacomunicacao.com.br) - (11) 2244.5992

 

 

 

 

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Date: TCI BPO, market leaders in Business Process Outsourcing, today signed a joint venture with PL Engineering, a Punj Lloyd company, to offer the best of engineering and outsourcing industry. The joint venture was facilitated through TCI KPO, a fully owned subsidiary of TCI BPO.

 

This association syndicates TCI's knowledge in outsourcing projects and PL Engineering's capability and experience in complex engineering projects, especially in oil & gas, infrastructure, energy and petrochemicals segment.

 

Commenting on this momentous occasion, Ewaldo Del Valle, CEO of PLE-TCI Engineering, said, "Training of labor and supporting the domestics market is a major impetus for us. We will invest in building up the skill set in the domestic workforce and will create a distinct Brazilian company, fully structured to assist regional and overseas operations".

 

The use of technical know-how, intellectual property and software docked in the company will assist training and development of local workforce in Brazil. The taskforce with enhanced skill set will support the growth of international operations and already existing EPC businesses in other countries.

 

"PLE-TCI Engineering already has a highly specialized team with extensive industry experience. The intensive exchange of knowledge between the two countries through the presence of our Indian engineers training here in Brazil and our Brazilian engineers at the base, operational in India, will further fillip the skills set", added Mr. Valle.

 

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The company currently has 800 employees across delivery centers in Gurgaon, Hyderabad and Abu Dhabi working in a global work share environment, enabled by state-of-the-art IT infrastructure. Over the last few years the company has aggressively built up its client base, which includes global companies across North America, Europe, Middle East and India. The senior management team has deep expertise in scaling up outsourcing businesses and in the energy vertical with previous experience in leading firms like Genpact, Bechtel, L&T and EIL. Further information is available on www.ple.co.in

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Fabio Fischer de Aguiar
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