quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Quadrante Mágico do Gartner para BPO em F&A (Finance and Accounting)


Este relatório analisa os principais fornecedores de BPO para de F&A com faturamento acima de US $ 40 milhões em 2009. Nesse material, temos as empresas e respectivas localizações na matriz do Gartner em função de habilidade da execução versus completude de visão. Empresas como a WNS, Wipro, Infosys, Genpect integram parte do time que popula o gráfico. Outro ponto interessante é a segmentação do mercado pela escala, experiência, e foco de atividades (entre empresas de médio ou grande porte, várias ou apenas uma indústria, vários ou apenas um país).

Além de diversos outros pontos analíticos, este material do Gartner apresenta avaliação objetiva para cada empresa integrante do quadrante. De forma didática e dividindo entre “pontos fortes” e “cuidados”, o estudo apresenta panorama embrionário de SWOT de cada empresa.

Em relação à WNS, por exemplo, temos:

Pontos Fortes

• Habilidades de entrega e de transição foram classificados como pontos fortes pelos clientes.

• WNS tem 6.200 FTE´s prestando serviços de F&A, na maior parte, transacional. Porém, tem estabelecido um bom número de FTE´s executando servicos de nivel mais complexo e específico.

• A empresa tem mais de 50 contratos de BPO de F&A de abrangência complexa.

• As verticais de mercado incluem transporte e viagens, serviços financeiros, bens de consumo, mídia e entretenimento.

• Estratégia de marketing e os esforços recentes de melhoria na entrega têm sido significativos e já encontram resultado através das novas vendas.

Cuidados

• A empresa não tem clientes europeus e americanos através de Nearshore sites. Está construindo centros na Romênia e Costa Rica;

• WNS predominantemente opera de centros de offshore na Índia e do Sri Lanka, com poucos funcionários com capacidade de entrega de serviços de BPO que possam oferecer suporte a várias línguas européias e requisitos específicos de F&A dessas regiões.

• Alguns clientes solicitam maior clareza em torno da estrutura da organização e forma de apresentação dos projetos em fase de prospecção.

• Não possue expertise de F&A nos setores públicos e de saúde.

• Alguns clientes citam que WNS tem públíco e competências limitadas internamente em ITO.

Material rico e de leitura obrigatória para empresas do setor na América Latina. Os desafios e oportunidade são os mesmos. Lições de outras empresas do setor em escala global, bem como a avaliação crítica de consultorias do setor, como esse material do Gartner, surgem como ferramentas lúcidas para apoiar na transição de um modelo de oferta baseado em produtos e serviços para um lastreado em processo, integração e inovação da cadeia produtiva.