terça-feira, 13 de julho de 2010

Retenção de Talentos: ponto chave para Provedores de BPO


A Retenção de funcionários-chave é fundamental para a saúde a longo prazo e o sucesso de qualquer organização. O desempenho dos trabalhadores é muitas vezes ligada diretamente à qualidade, satisfação do cliente, aumento da venda de produtos e até mesmo a imagem de uma empresa.
Não manter um funcionário-chave é uma proposição dispendiosa para qualquer organização. Várias estimativas sugerem que a perda de um gerente de nível médio na maioria das organizações, se traduz em uma perda de até cinco vezes seu salário. Isso pode ser pior para as empresas de BPO , onde novos talentos são intensamente treinados e empossados e , em seguida, mais preparados para as fases sucessivas .

Por que as pessoas se vão:

Em um setor como o BPO, o trabalho pode ser monótono e, muitas vezes, as oportunidades de crescimento profissional mínima. Então, quando as oportunidades acenam, não é surpreendente atroca de empresa. Pesquisas mostram que o trabalho noturno, melhorias salariais, incapacidade de lidar com vários tipos de stress, trabalho monótono, políticas da empresa , falta de crescimento na carreira e problemas com a chefia, são algumas das razões mais comuns listadas pelos funcionários de empresas do setor, como razões para sair do trabalho.

Como o ambiente é único, as empresas precisam desenvolver formas inovadoras para enfrentrar as insatisfações. O Departamento de Recursos Humanos devem abordar estas questões, e, juntamente com a alta gestão desenvolver estratégias para manter os empregados em todos os níveis.

No momento do recrutamento:

• Selecionar as pessoas certas através de um rastreio de competência.

• utilização de testes psicométricos para as pessoas que podem trabalhar à noite e lidar com a monotonia.

• Oferecer um atrativo e competitivo , um pacote de benefícios .

• Declaração clara do desempenho vinculado a incentivos e outros benefícios. Manter essas promessas, mais tarde.

• Criação de bases e escritórios em cidades menores, ou recrutar de lá , onde as oportunidades são poucas.

Na Operação:

• As tarefas devem ser comunicadas ao funcionário de forma clara e completa. Os detalhes do trabalho , a sua importância , a forma como isso deve ser feito , o tempo máximo que pode ser alocado para completá-lo , etc , devem ser esclarecidos e, eventuais mudanças, previamente comunicadas.
• Dar as ferramentas necessárias aos trabalhadores , tempo e treinamento. O empregado deve ter as ferramentas , o tempo e o treinamento necessário para fazer bem o seu trabalho - ou eles vão passar para uma empresa que lhes proporcione esse ambiente .

• Ter uma pessoa para conversar com cada funcionário em intervalos regulares. Ouvir e solucionar queixas e problemas dos trabalhadores , tanto quanto possível. Equidade e tratamento imparcial é importante. Ajude os funcionários a gerenciar o estress , tanto no trabalho e, se possível , fora do trabalho também. Dê-lhes concessões especiais , quando necessário. Tratar bem os funcionários e proporcionar a dignidade do trabalho.

• A qualidade da supervisão que um funcionário recebe é fundamental para a retenção de funcionários.

• Conceder aos empregados um ambiente de trabalho livre de estress . As pessoas querem desfrutar do seu trabalho. Fazer o trabalho e local de trabalho alegre e divertido é possível. 

• Certifique-se que os funcionários sabem que seu trabalho é importante para a organização. Sentir-se valorizado pelo empregador é fundamental para a motivação dos funcionários e moral alta . Reconheça suas forças e ajudá-los a melhorar aqueles que faltam.

• Os funcionários devem se sentir recompensados, reconhecidos e apreciados.
• Oferecer excelentes perspectivas de crescimento na carreira. Se não conseguir oportunidade de crescimento dentro da organização, eles vão procurar outro lugar.

• iniciativas de equilíbrio trabalho-vida são importantes. Políticas e práticas inovadoras relativas ao horário de trabalho, sistemas flexíveis, concessão de licença de urgência proporcionando saúde para a família são importantes para a maioria das pessoas . Essas políticas além de  trazer impacto positivo sobre a retenção de funcionários qualificados , atrai recrutas de alto calibre.

A gestão eficaz dos recursos humanos deve ser praticada tanto no plano estratégico, quanto no dia- a-dia. As práticas de gestão de RH deve refletir a política da empresa quanto à forma como irá administrar e se relacionam com seus empregados. A estratégia de RH deve evoluir de um papel de suporte transacional para parceria na estratégia de negócio das organizações.

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Um impacto sem precedentes sobre a economia nos últimos 5 anos, faz com que Global Outsoursing Providers entendam como as mudanças demográficas e econômicas irão abastecer o crescimento de novos setores, mercados e linhas de serviço.
Avaliação sobre reports publicados em vários meios de comunicação apontam que 80% do crescimento incremental para empresas de BPO serão conduzidos tanto por oportunidades fora dos mercados core atual, como por verticais e segmentos de clientes diferentes. Tudo pela necessidade da inovação do modelo de negocios dos clientes, ganho de foco e competitividade. Não é por outro motivo que a Nasscom, junto com consultorias internacionais e empresas do setor, publicaram em relatório final em evento sobre estratégia que serviços prestados às empresas, e não comodities tecnologicos, serão responsáveis por 60% do total do volume global de outsourcing até 2020.

Indo mais além, no sentido de demonstrar que as empresas devem se reposicionar rapidamente, colocam que 80% de crescimento incremental, não pode ser capturado exclusivamente através do modelo atual de proposição de offshoring de baixo custo. Há a preemente necessidade de novos modelos de negócio.

http://www.nasscom.in/Nasscom/templates/NormalPage.aspx?id=54065

Merge, complementariedade e inovação

Uma das maiores corretora de seguros do mundo, Aon Corporation decidiu comprar a Hewitt Associates com foco na expansão de sua vertical consultiva sobre salários e benefícios. Operação de merge com claras sinergias, ganhos de escala, crosselling e inovação no modelo de oferta:

http://indexet.investimentosenoticias.com.br/arquivo/2010/07/12/527/SEGUROS-AON-adquire-Hewitt-por-US-4-9-bilhoes.html