sábado, 17 de julho de 2010

Nasscom BPO Strategic Summit 2010: BPO 3.0


O evento de estratégia em BPO promovido pela Nasscom em junho de 2010 em Bangalore, Índia, apresentou que o crescimento da indústria em 2009 foi de apenas 6%, abaixo das altas taxas de crescimento de duplo dígito visto no ano anterior. Porém, a Nasscom está otimista com o crescimento da indústria e espera que seja em torno de 15-18 % este ano. A crise econômica na Europa ainda é iminente e, portanto, grandes perspectivas devem ser mantidas sobre cautela.

A boa notícia é que esta conferência marcou o surgimento do " BPO 3.0” . No discurso de abertura , o presidente do Fórum, Talwar Vikram e o Presidente da Nasscom , Som Mittal comentaram sobre a evolução da indústria. Organizações da era 3.0 estão se afastando de do mero papel transacional de suporte. Os clientes querem essas organizações compartilhando risco e colhendo os frutos com eles. Transformação de negócios é o novo mantra da indústria., mas isso vem com alguns desafios. O mais crítico ainda é encontrar o talento certo . Embora o trabalho desenvolvido hoje já ser bastante complexo, necessita de uma compreensão mais profunda das necessidades dos clientes e, consequentemente, a força de trabalho deve ser altamente qualificada e competentes.

Além disso, o evento ratifica a previsão feita em 2009 pelo mesmo fórum de que um impacto sem precedentes sobre a economia nos últimos 10 anos força mudanças demográficas e de necessidade de crescimento em novos setores, mercados e linhas de serviço. 80% do crescimento incremental serão conduzidos tanto por oportunidades fora dos mercados core atual, como por verticais e segmentos de clientes diferentes. 80% de crescimento incremental, não pode ser capturados exclusivamente através do modelo atual de "proposição de offshoring por de baixo custo ". Necessidade de novos modelos de negócio é premente.

Importância do mercado de BPO na Índia (video)


Em 2006 - a Genpact, havia faturado U$ 600 Mi e a negociação da compra da CSC do CitiGroup na India foi matéria de discussões e de reportagens televisivas. 60% do mercado de BPO na india vem de serviços financeiros (BFSI). A Genpact, na época, possuia apenas um cliente no setor sediado nos EUA.

Várias empresas entraram na disputa, entre elas a WNS (controlada pelo PE Warburg Pincos), tendo em  vista a melhoria de margem que tal aquisição poderia gerar. Em relação a Capitive centers (CSC), empresas de  BPO são 40 % mais baratas, conforme apresentado na reportagem no link abaixo.

A reportagem demonstra a importancia desse mercado na India e como a Genpact liderava o processo de aquisição da CSC Global do CITI Group à época. O Deal era valorado em U$ 750 mn for 80% das ações.

Vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=mBmrHy6YF0w&feature=youtube_gdata

Material detalhado e evolução deste e de outros casos podem ser encontrados na sourcingnotes.com, site indiano especializado no mercado de outsourcing, a exemplo do offshoringtimes.com .